Extrato do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é a entidade conhecida por todos os brasileiros como quem paga a aposentadoria, e ela é de extrema importância na vida de os cidadãos, já que essa aposentadoria garante uma renda extra ao final da vida, quando você já não estiver mais trabalhando e precisar desse dinheiro para sobreviver. Por isso é importante saber como acessar o extrato do INSS, para que vocês tenham em mãos todas essas informações fundamentais na vida de vocês. Acompanhem esse texto comigo e vamos descobrir mais sobre o extrato do INSS e suas funções.

Extrato INSS
Consulta Extrato INSS

Por isso, saber o quanto ainda vai receber do INSS no mês, quando vai receber e o aumento que ele terá, já que o INSS básico segue o mesmo valor do salário mínimo 2018, são informações fundamentais para várias famílias brasileiras, as quais, contam apenas com esse benefício para sobreviver.

Como consultar o extrato do INSS agência

Uma primeira maneira, mais chata, de consultar o extrato do seu INSS é indo até uma agência da Caixa Econômica Federal, pegando fila e solicitando para o funcionário da agência uma cópia do seu extrato do INSS.

Essa forma é mais trabalhosa pois, você precisa pegar uma fila, sair de casa, ir até uma agência, ou seja, dá um trabalho maior do que utilizando a internet, a qual, é a segunda maneira de consultar o seu extrato do INSS, como veremos abaixo.

Consultar o extrato do INSS pela Internet

Uma segunda maneira, de consultar o seu extrato do INSS é pela internet, mais prática e rápida do que ir até uma agência. No portal da Previdência além do Extrato, é possível fazer uma série de outros procedimentos, como agendamentos de horários nas agências do INSS e até emissões de documentos, como a CND INSS.

Para fazer essa consulta por meio do computador, basta ter em mãos alguns documentos bem básicos mesmo, como o seu RG, CPF e o número do seu benefício, o qual, pode ser consultado na sua própria carteira de trabalho, em sua primeira página.

Assim que estiver com a posse dessas informações em mãos, basta acessar o site da previdência:

Extrato pagamento INSS

Preencha os campos correspondentes a essas informações. Assim, na página seguinte, você vai ter em mãos o extrato do seu INSS, com todos os dados a serem consultados, os quais, são de extrema importância para a sua organização. Esse extrato pode ser impresso ou salvo no computador, de acordo com a opção que mais lhe convir.

O que é possível ver no extrato do INSS

Quem consultar o extrato do INSS vai poder ver diferentes informações, como a sua renda bruta, ou seja, o total recebido pelo órgão, sem os descontos do imposto de renda.

Sua renda líquida, o valor recebido já descontado o imposto de renda, se ainda tem direito a algum outro benefício, como o auxílio doença e pensão por morte, que são pagos conforme a liberação do Governo Federal. Também será possível conferir a tabela INSS 2018 e conferir o valor de cálculo.

E vocês, já consultaram alguma vez o extrato do INSS pela agência ou pela internet, o que acharam dessa experiência? Comente abaixo e deixe a sua opinião.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...