INSS Dataprev

Controlar os gastos com a Previdência e ao mesmo tempo fornecer um serviço de qualidade para os cidadãos brasileiros não é uma tarefa fácil: para isso existe uma das mais importantes ferramentas do Governo para controle e atendimento dos cidadãos mediante à Previdência Social: O INSS Dataprev. Para atender a essas demandas foi criada a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), que é responsável por toda a gestão de dados sociais brasileiros, principalmente o INSS.

INSS Dataprev
INSS Dataprev – Previdência Social

Através do INSS Dataprev, o Governo permite aos beneficiários e cidadãos em geram uma série de serviços e atendimentos ao público, essencial para o andamento do país.

Principais serviços do Dataprev INSS

Responsabilidades Dataprev INSS

É a Dataprev e os seus trabalhadores que possuem a enorme responsabilidade de executar o pagamento dos benefícios de todos os aposentados e pensionistas do Brasil.

Por isso, essa empresa pública brasileira, precisa ter um avançado sistema de controle de dados e de verificação de valores, para que não cometa nenhum erro nessa distribuição, pois, qualquer falha pode prejudicar milhões de pessoas.

A organização possui um enorme e avançado sistema de controle de dados e se orgulha de nunca ter atrasado um dia sequer do pagamento do INSS dos trabalhadores brasileiros, além de possuir o maior banco de dados da América Latina.

História do Dataprev INSS

O Dataprev foi criado em 1964, quando a aposentadoria ganhava força no Brasil e o Governo precisava de uma forma de controlar esses dados e pagamentos feitos no Brasil, para que não houvesse nenhum erro de registro.

Anualmente o sistema é usado para calcularas datas para o pagamento da tabela do INSS, de acordo com a data de nascimento dos beneficiários do instituto.

Estrutura do Dataprev INSS

Para dar conta de todo esse processo de INSS de todo o Brasil, a estrutura desse órgão público brasileiro precisava realmente ser grande, pois, caso contrário, falhas aconteceriam a todo momento e o Governo teria enormes problemas com os pensionistas e aposentados brasileiros.

Assim, o Dataprev possui três grandes centros de processamento, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, para dar conta de toda a demanda de dados de todas as aposentadorias do Brasil.

Além disso, o sistema possui sede em todas as 27 capitais brasileiras, operando com milhares de funcionários por todo o Brasil, além de ter um centro de controle, o qual controla toda a operação de dados, dentro de Brasília, assim, ele possui uma grande estrutura e faz um grande serviço para a sociedade brasileira.

Além de tudo isso, o Dataprev possui software de ponta, sempre avançado na tecnologia de processamento de dados, para assim, dar conta do cada vez maior número de aposentados no Brasil.

Atendimento do Dataprev

Através do Dataprev, o cidadão brasileiro tem acesso a uma série de serviços e atendimentos junto à previdência Social. Pelo portal, é possível agendar atendimento no INSS, emitir uma série de certificados, e consultar o andamento e status de benefícios e solicitações junto à previdência social.

Se você este interessado nos serviços prestados pelo Dataprev, clique aqui e confira como funcionam os atendimentos e agendamentos feitos através do sistema.