INSS Empregada Doméstica

Muitos benefícios foram dados as empregadas domésticas depois que o Congresso aprovou e a Dilma ratificou a PEC das domésticas.  Assim, alguns direitos universais a todos os trabalhadores, como hora extra, férias remuneradas e FGTS, foram incluídos também para essa classe trabalhadora, a qual, nunca contou com nada. Com isso, o INSS, a famosa contribuição mensal para ter direito a aposentadoria ao final de uma vida de trabalho, também mudou no caso das empregadas domésticas. As quais, não precisam arcar com todo o custo gerado por esse processo e podem contar com o INSS Empregada Doméstica para garantir o amparo previdenciário.

INSS Empregadas domésticas
INSS Empregadas domésticas-veja como funciona a contribuição das domésticas

Vamos entender um pouco melhor nesse texto, como funciona o INSS da Empregada Doméstica e o seu pagamento, acompanhem comigo e venham saber mais sobre esse importante benefício das empregadas domésticas. Clique para conferir seu extrato do INSS para empregada doméstica.

Valores pagos de INSS das empregadas domésticas

A PEC das domésticas definiu que o trabalhador terá que pagar apenas 8% do INSS das empregadas domésticas, sendo que o restante desse pagamento, será feito pelas próprias trabalhadoras, de acordo com o salário recebido por elas. Esses valores podem ser consultados na tabela INSS 2018.

Tabela INSS
Tabela INSS com alíquotas de contribuição para empregada doméstica
  • Assim, se uma empregada doméstica ganhar até 1.556,94, ela terá que pagar 8% do seu salário para o Governo, visando ter direito ao INSS ao final da sua vida.
  • Já uma empregada doméstica que ganhe entre 1.556,95 até 2.594,92, vai ter que desembolsar um pouco mais para o Governo, pagando 9% do seu salário bruto direto para o INSS.
  • Por fim, para as empregadas domésticas que ganham de 2.594,93 até 5.189,82, a alíquota paga será de 11%, sendo que, nesse caso, o gasto será um pouco maior, mas, em compensação, o benefício recebido futuramente, também será maior, por isso, acaba compensando gastar um pouco mais.

Cálculo passo a passo do INSS empregada doméstica

Para saber quanto vai se gastar por mês apenas contribuindo com o INSS, as empregadas domésticas precisam apenas realizar uma conta bem simples, que é multiplicar o salário bruto ganho pela porcentagem de incidência do INSS em sua carteira de trabalho. Os cálculos do INSS são feitos oficialmente pelo Dataprev, o órgão de gestão de dados da Previdência.

Vamos pegar, por exemplo, uma empregada doméstica, a qual, receba um salário bruto de 3000 mil reais, essa empregada se enquadra no grupo das domesticas, as quais, pagam 11% de INSS.

Assim, fazendo uma rápida conta, multiplicando 11% X 3000 reais, dá-se que o gasto dessa doméstica citada no exemplo, será de R$ 330,00 mensais, ou seja, do seu salário bruto de 3000 mil reais, ela receberá R$ 2700,00, já descontado o dinheiro do INSS.

Com esses benefícios garantidos, o final da vida de uma empregada doméstica trabalhadora será um pouco mais tranquilo, já que, ela terá uma renda boa ao final e poderá aproveitar um pouco o merecido descanso.

Confira também: Como funciona a desaposentação pelo INSS e saiba como aumentar o valor de sua aposentadoria através do recálculo do valor da aposentadoria.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...